A Palavra de Deus realiza a sua obra na vida dos que a leêm e ouvem. Destacamos a seguir alguns aspectos desta atuação.
Produz fé – o apóstolo Paulo diz que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” ( Rm 10:17). Isto quer dizer que quando a pessoa lê ou ouve a Bíblia, a fé em Deus surge em seu coração. O apostolo João diz: “Estes, porém estão escrito para que creiais que em Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome” ( João 20:31).
A Palavra de Deus produz convicção de pecado – Tiago diz que a Bíblia é qual espelho (Tg 1:23-25). Quando olhamos para um espelho, vemo-nos a nós mesmos. Examinamo-nos. Achamos os defeitos, falhas e falta de alinho na roupa, no cabelo, etc. E procuramos nos arrumar, conforme a necessidade. Toda vez que alguém ouve ou lê a Bíblia, verá o seu próprio pecado, diante dos padrões elevados de moralidade e espiritualidade nela apresentadas.
A nossa tendência é não reconhecer o pecado em nossas vidas, mas quando começamos a ler as escrituras e meditar nelas e ouvi-las, Deus começa a falar aos nossos corações mostrando-nos quão horrível é o pecado e como ele o detesta, a ponto de fazer com que Jesus, o seu próprio filho, viesse e morresse numa horrenda cruz.
A palavra de Deus produz arrependimento – o arrependimento verdadeiro, segundo as Escrituras, começa pelo abandono de pecado. Quando a pessoa começa a ler a Palavra de Deus e meditar nela, depara-se com suas falhas e pecados. E começa, então, a ter aversão, ódio ao pecado, da mesma forma que Deus. E passamos também a amar as coisas que Deus ama.
“A Palavra de Deus é vida e eficaz” ela aponta para “o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. E quem lê a Bíblia vai encontrar Jesus, o Salvador, a figura central das Escrituras Sagradas. Amém.
_______________________
MÁRIO ANTÔNIO DA SILVA/ Pastor da IBNJ - Igreja Batista Nova Jerusalém.
__________________________
Comments